VOCÊ SABE O QUE É MINDFULNESS?

Tempo de leitura: 3 minutos

“Mindfulness” (que foi traduzido como “Atenção Plena” em português) é um termo que pode signar um estado mental.

“Mindfulness” (que foi traduzido como “Atenção Plena” em português” é um termo que pode designar um estado mental, um conjunto de técnicas ou exercícios mentais (“Meditação Mindfulness”). É a simplicidade em estar presente. Isso é tudo”.

Você presta atenção como se alimenta de verdade? Ou tomou banho experimentando a sensação do sabonete ao tocar sua pele? Correu ou Caminhou prestando atenção em cada movimento de seu corpo? A grande maioria das pessoas certamente responderia não a essas questões.

Em um mundo cada vez mais acelerado, que exige respostas instantâneas, e onde ninguém tem tempo mais para nada, práticas cotidianas como as citadas acima são feitas no “piloto automático”. 

Em contrapartida, médicos e psicólogos confirmam que nunca houve tanta gente sofrendo de estresse, ansiedade e depressão.

Já a alguns anos, a meditação Mindfulness conhecida também como (atenção plena), tem ficado mais conhecida.

A mindfulness envolve colocar a atenção no momento presente, ou seja prestar atenção em nossos sentimentos naquele momento, sem fazer julgamentos.

Ao contrário das meditações que exigem posições específicas, o Mindfulness tem como objetivo estimular o cérebro a perceber os movimentos do corpo e as sensações em qualquer situação.

Pesquisas comprovam que essa prática é benéfica para a saúde e a mente. Um estudo da  Universidade Carnegie Mellon (na Pensilvânia, EUA) conseguiu, de acordo com o professor e autor J. David Creswell, “uma das primeiras explicações biológicas baseadas em evidências” para isso.

E tudo se deve à redução do stress que essa meditação promove. Quando uma pessoa está estressada, a atividade no córtex pré-frontal (área do cérebro responsável pelo pensamento consciente e planejamento) diminui, enquanto a atividade na amígdala, no hipotálamo, e no cíngulo anterior do córtex – regiões que ativam respostas ao stress – aumentam.

meditação mindfulness inverte esses padrões: ela aumenta a atividade pré-frontal, o que pode regular e “desligar” a resposta biológica ao stress. Isso torna possível reduzir o risco e a gravidade de doenças ligadas a essas respostas, como depressão, stress entre outros problemas.

Lembrando que muita gente quando esta estressado, desconta na comida, e assim acaba por ganhar, digamos uns kg a mais.

Número que cresce de forma assustadora, à cada dia em um mundo acelerado, e as 24 horas nunca são suficientes.

»Leia também: Veja os 5 Mitos sobre Meditação.

Com isso, estar atento ao momento presente se tornou quase impossível. Em busca de aliviar o estresse a ansiedade para não entrar em colapso, cada vez mais pessoas têm procurado a meditação.

O mindfulness vem ganhando força no Brasil e mais pessoas procuram por este novo método de meditação de atenção plena.

Para quem busca mais Qualidade de Vida e Emagrecer, com certeza tem muita a ganhar colocando em sua rotina.

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